Artigos e notícias sobre web 2.0
 

Buscas avançam com resultados sob novos critérios



Google Co-op, Desktop 4, Notebook e Trends são os mais novos serviços ou produtos que melhoram as buscas no computador, organizam favoritos e aproveitam a inteligência coletiva.

Depois de lançar e-mail, chat, sites de notícias, página personalizada e outros brinquedos, o Google lançou agora quatro novidades para lembrar as pessoas que o que eles têm de melhor ainda é a busca. Vamos ver quais são essas novidades.

- Google Co-op. É mais um jeito do google aproveitar a inteligência coletiva para melhorar sua busca.

Funciona assim: um colaborador (qualquer pessoa ou organização) pode adicionar links e classificar estes links. Qualquer pessoa pode "assinar" esse colaborador. Então quando a pessoa fizer uma busca, os resultados do colaborador aparecerão primeiro.

Por exemplo, se o webinsider fizesse um profile no google coop, e você assinasse esse profile, toda vez que você buscasse web 2.0, por exemplo, no google, apareceriam primeiro alguns links sobre web 2.0 do webinsider, depois os resultados do google.

Detalhe: ao contrário do que o google diz, não é nada fácil aprender a mexer neste treco e criar o xml feed que é preciso para colaborar.

- Google Desktop 4. A ferramenta que já era muito boa para procurar arquivos no seu computador, foi melhorada. Agora ela tem vários Gadgets interessantes como tocadores de mídia, relógios, agregadores de notícia e um que mostra seus compromissos do google calendar.

- Google Notebook.
Parece ser um competidor dos "social bookmarkers" (sites que guardam seus links favoritos e compartilham com os amigos, como o del.icio.us e blogmarks). Este produto ainda não foi lançado, está prometido para a próxima semana, mas eu encontrei alguns screenshots que explicam como este programa funciona melhor do que a minha descrição.

A idéia aqui é ajudar você a guardar aquilo que encontra na web (e no google) para encontrar depois e compartilhar isso com seus amigos. É uma iniciativa interessante, porque hoje em dia dependendo do assunto, eu não sei se busco no google ou no del.icio.us. O primeiro robotizado, o segundo feito pelas pessoas.

- Google Trends. Talvez seja a novidade mais interessante. Antes já havia o Google Zeitgeist , que mostrava aquilo que as pessoas mais buscaram em determinado ano e lugar.

Agora, com o Google Trends você fazer uma busca e ver o quão popular aquela palavra chave é. Veja por exemplo, esta comparação, entre a popularidade de Lula, Alckmin e Garotinho no Brasil em 2006. Dá pra ver como aumentaram as buscas por Alckmin justamente em março, quando o PSDB o confirmou como candidato. A idéia é essa, você pode escarafunchar o banco de dados do google e utilizar essas informações.

Aproveitando a deixa, vamos fazer uma brincadeira? Faça uma pesquisa interessante no google trends, como essa por exemplo (o amor ainda está ganhando), ou essa (as loiras ganham, mas a briga é boa) e envie o endereço da busca e suas idéias comentando este artigo.

Publicado no Webinsider da UOL

Permalink  |   2 Comentários

 
Copyright ® 2006 Gilberto Jr. Todos os direitos Reservados.